quarta-feira, 13 de março de 2013

Metástases Ósseas:Cirurgia

Os tumores ósseos metastáticos (câncer que saiu de seu local de origem e foi para os ossos) tem indicações cirúrgicas em muitas situações.
Os objetivos dessas cirurgias são o bem estar com melhora da qualidade de vida do paciente,diminuição de dor , evitar as fraturas patológicas ou restaurar as fraturas que já ocorreram.A cura não é o objetivo principal deste tipo de tratamento.
Pacientes que tem câncer de qualquer outro local,(por exemplo:câncer de mama,câncer de próstata, câncer de pulmão, etc.) e durante seus exames de acompanhamento tem alterações que possam sugerir metástases ósseas são encaminhados para avaliação.
O controle das metástases ósseas são feitas através do tratamento sistêmico do paciente ( Quimioterapia por exemplo) e uso de ácido zoledrônico nos casos em que o osso não está comprometido em sua totalidade.Nestes casos, quando se tem dor, a radioterapia pode ser utilizada.
Já as lesões grandes onde o osso tem risco de se quebrar, as cirurgias profiláticas podem ter um papel muito importante no tratamento.Nessas ocasiões o osso acometido é todo protegido com materiais ortopédicos( hastes metálicas principalmente) e em seguida a radioterapia é aplicada no tumor. Devemos entender que a haste é um protetor mecânico para que o osso fique resistente o suficiente para não se quebrar e a radioterapia é que faz o tratamento oncológico local.Se tratarmos o local antes de fraturar fica óbvio a facilidade na recuperação pós-operatória e podemos evitar dores desnecessárias.


E quando quebra?A fratura ocorre quando o osso fica muito frágil pelo tumor e pode tornar difícil uma cirurgia.
Algumas vezes temos que retirar todo o osso e o tumor e substituí-lo por uma prótese.Lembro que isso não cura o câncer,apenas trata sua complicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário