quarta-feira, 13 de março de 2013

Metástases Ósseas: Tratamento da dor.


As metástases ósseas são a principal causa de dores nos pacientes oncológicos.É o fator mais incapacitante e de difícil tratamento.
O Ácido Zoledronico é aprovado pelo FDA para o uso em pacientes com metástases ósseas para auxílio no tratamento de dor e para diminuição de eventos ósseos (fratura patológica) no entanto não diminui o risco de compressão medular (na coluna) causada por metástases e não altera a sobrevida.
O uso em pacientes que estão em bloqueio hormonal (próstata e mama) também é benéfico para a prevenção de fraturas por osteoporose secundária a privação hormonal.
O protocolo varia de acordo com a doença,mas basicamente é mensal.
As complicação mais comuns são sintomas flu-like ('gripe', após 10h de aplicação, com febre inclusive), e o agravo da função renal em pacientes com insuficiência renal (apesar de não ser uma contra-indicação formal).A hipocalcemia em pacientes com hipovitaminose D pode ser detectada em exames pós infusionais mas geralmente não causam sintoma algum, portanto os usuários de ácido zoledrônico devem fazer reposição de vitamina D e Cálcio. A osteonecrose de mandíbula tem alta incidência na literatura que é a complicação mais "grave" e pode ser evitada com boa higiene oral e avaliações prévias com odontologistas.
Outra complicação que pode ocorrer são as fraturas atípicas.Quando os ossos longos (principalmente) podem sofrer fraturas incompletas que necessitem inclusive de fixação para evitar fraturas em alguns casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário